Gestao Qualidade Rev2
Colégio Ateneu Santista
Conteúdo do curso:
1. Evolução da Qualidade
2. Ferramentas da Qualidade
3. Requisitos normas ISO 9001, ISO 14.001 e OHSAS 18.001
4. Requisitos ISO 17.025
Professora - Anália Christina Pereira Caires
GESTÃO DA QUALIDADE - Revisão 02
1. Evolução da Qualidade
1.1. Conceito de Qualidade
Qualidade é o conjunto de atributos que algum produto ou serviço possui que o torna adequado para a finalidade a que se destina. Embora, qualidade seja um conceito intuitivo e popular, para o nosso escopo, deve ser bem compreendido. Dentre as diversas definições, destaca-se a do professor Juran, como a mais sintética e a mais abrangente, ou seja: "Qualidade é adequação ao uso".
Esta adequação ao uso deve ser entendida, do ponto de vista do usuário ou consumidor, como o conjunto de características que ele considera necessárias, ao preço que se dispõe a pagar e no prazo desejado. Assim, diferentes consumidores poderão ter opiniões diversas quanto à qualidade de certo produto, em função das características que considerem importantes.
Exemplo: Um usuário poderia valorizar o conforto de uma cadeira, enquanto outro apreciaria a sua durabilidade ou estilo ou resistência.
Modernamente, o conceito de qualidade envolve a satisfação total do consumidor, ou seja, um produto possui qualidade quando satisfaz à tríade: "Qualidade, Custo e Prazo”.
Conceitua-se controle da qualidade como o processo de verificação da conformidade de um produto em relação ao desejado, permitindo a tomada de ações corretivas. Este processo é um instrumento gerencial abrangendo quatro fases:
Fase 1 - Determinação do padrão ou especificação, que é responsável pelo custo, desempenho e confiabilidade do produto.
Fase 2 - Avaliação da conformidade do produto em relação ao padrão
Fase 3 - Adoção de medidas corretivas para as não conformidades e suas causas
Fase 4 - Melhoria dos padrões e especificações.
De acordo com a definição acima, devemos conhecer quais são os resultados