Modelo de Ação de Alimentos
(nome do menor), brasileiro, menor impúbere, devidamente representado por sua genitora Sra. (nome da genitora), brasileira, (estado civil), (profissão), portadora da Cédula de Identidade RG nº ________ SSP/(estado), inscrita no CPF/MF sob nº ______________, ambos residentes e domiciliados à (endereço completo com CEP), vem, respeitosamente perante Vossa Excelência, através de seus procuradores in fine assinados, com endereço profissional na (endereço completo com CEP), propor a presente
AÇÃO DE ALIMENTOS
em face de (nome do genitor), brasileiro, (estado civil), (profissão), portador da Cédula de Identidade e CPF/MF de números desconhecidos, residente e domiciliado à (endereço completo dom CEP), pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos:
DOS FATOS
O Requerente é filho legítimo do Requerido, conforme consta na certidão de nascimento (doc. anexo).
Que o Requerente não recebe qualquer tipo de ajuda par parte do Requerente, estando necessitando de alimentos para sua própria sobrevivência.
O dispêndio com a criação do Requerente não podem ser suportados única e exclusivamente por conta de sua representante legal. As necessidades do Requerente são muitas e notórias, englobando: alimentação, vestuário, moradia, assistência médica e odontológica, educação, dentre outras.
Todavia, lamentavelmente, quando instado a contribuir para a mantença do filho, alega o Requerido que não tem condições para isso e não irá contribuir. Situação que certamente não poderá perdurar.
DO DIREITO
O dever alimentar dos pais está expressamente previsto na Constituição Federal, em seu artigo 229:
Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade. O Código Civil, por sua vez, confere a quem necessita de alimentos, o