Modelo de análise infantil
Criança: J.V, 7 anos, estudante da primeira série do ensino fundamental.
Apesar de J já ter 7 anos vimos que alguns comportamentos apresentados durante a interação com os demais são característicos dos 6 anos.
No início da recreação J apresentou-se um tanto quanto tímido, calmo, controlado, atento, curioso, etc. Os três primeiros traços de personalidade foram relatados pela tia como não muito frequentes, visto que ele é uma criança muito mais ativa em brincadeiras e mais agressivo em casa.
Para Freud (1996) na fase Fálica a criança é o centro do seu próprio universo, egocêntrica. Sabe tudo e quer tudo para si, e quer fazer tudo à sua maneira. É dominadora, obstinada e agressiva. Possui um entendimento fraco em relação as coisas que não são suas, de modo que pega no que vê e deseja, independentemente de quem seja o proprietário.
O comportamento da timidez pode vir a ser decorrente do local que ainda se mostra desconhecido, é um local diferente de sua casa e onde as situações acontecem de outras maneiras. Essa timidez inicial é natural para a maioria.
J é mais consciente de si próprio e está mais absorvido em si mesmo. No desenvolvimento psicológico na idade de 7 anos, a criança aparenta viver “noutro mundo”. Parece não ouvir o que se lhe é mandado. Está a tornar-se introvertida.(FREUD, 1996)
Na brincadeira de lançar macacos na árvore J não conseguia acertar nenhum macaco, ele não sabia a posição certa de colocar os macacos no lançador. J mostrou um pouco de frustração por ver que todas as outras crianças conseguiam e ele não, J recuperou-se e começou a prestar mais atenção no que o outro colega fazia, começou a olhar atentamente a posição que o macaco tinha que ficar e automaticamente fez a imitação, notou-se que até a quantidade de força posta no lançador foi equiparada.
A criança já usa a inteligência e o pensamento que é organizado através do processo de assimilação, acomodação e adaptação.(PIAGET, 1999)
Piaget