Modelo das organizações
Ary de Andrade Junior
Dayane Cristina Oliveira Silva
Eurípedes
Janaina Rodrigues
Jéssica Rubia da Silva Brito
Luiz Philipe
Thais Lemes Monteiro
Viviane Obali
MODELOS DAS ORGANIZAÇÕES
UBERLÂNDIA
2013
INTRODUÇÃO
Os princípios e técnicas básicas são os mesmos para todos os tipos de organização, já as estruturas são especificas para cada tipo de organização. Mesmo sendo similares as estruturas tendem a ser diferentes. Apesar das diferenças elas apresentam similaridades que permitem serem agrupadas em modelos.
O Modelo Organizacional é mais bem definido como sendo a estrutura ou a rede de relações entre indivíduos, posições e tarefas em um ambiente de trabalho. A estrutura nos ajuda a observar e classificar os principais aspectos da anatomia organizacional e compará-lo com outras organizações.
MODELOS DE ORGANIZAÇÃO
As organizações são diferentes entre si, mais ao mesmo tempo pertencem a categorias ou modelos, por quem tem características similares. Para muitos autores há duas categorias ou modelos principais que são os mecanicistas e orgânicos. * Gouldner
Sugere que o grau de burocratização poderia ser avaliado pela quantidade regulamentação. Quanto maior a norma maior a burocratização. Já as empresas que tem pouca burocracia baseiam-se em poucas normas.
* Burns e Stalker
No inicio dos anos 60 Burns e Stalker puplicaram os resultados de um estudo sobre empresas inglesas e escossesas. Eles tentaram sair de um mercado estavel para entrar em um ramos eletronico no qual a mudança foi muito rápida. Descobriram que conforme as empresas mudas os modelos também tem que mudar , deram o nome de mecanicistas e orgânicos conforme o grau de burocratização. Para organização mais dinamica usavam modelo orgânico, para mais burocratico o mecanicista.
* Likert
Também no inicio dos anos 60 classificou as organizações em quatro sistemas ou modelos. Quanto mais próximo do sistema 1 maior a semelhança com o sistema burocrático