Modelo Conceitual
Durante o desenvolvimento de software mudanças são inevitáveis até a entrega final. Como qualquer outra metodologia de desenvolvimento de software, RUP possui práticas, conceitos e regras que visam minimizar o risco e tornar o desenvolvimento mais eficiente facilitando assim, o entendimento do escopo e dos pré-requisitos pelas partes envolvidas.
Com o intuito de minimizar os riscos, esta metodologia possui o desenvolvimento divido em fases macros de forma interativa, facilitando assim, o entendimento do escopo e dos pré-requisitos pelas partes envolvidas.
Qualquer projeto, independente de seu tamanho ou escopo, possui um ciclo de vida, que possui início e fim. Para que não ocorram atrasos durante as etapas predecessoras da conclusão do projeto, é necessária uma gestão rigorosa e frequente. Possibilitando a identificação de possíveis gargalhos que irão comprometer a conclusão do projeto.
Em RUP, o processo de desenvolvimento de software é definido em quatro fases. Em todas essas fases são gerados artefatos que serão utilizados na fase seguinte. Assim é possível garantir a melhoria continua e verificação das interações de todo projeto.
ConcepçãoNesta fase é realizado a definição do escopo do projeto e o estudo da viabilidade de desenvolver o sistema. Além de identificar os principais requisitos funcionais é realizado o estudo de custo e risco. É essencial que o cliente participe dessa fase, pois assim, será possível elaborar um protótipo para o entendimento de todas as partes.
ElaboraçãoO propósito desta