Modelo conceitual de dados
A modelagem conceitual baseia-se no mais alto nível e deve ser usada para envolver o cliente. O exemplo de modelagem de dados visto pelo modelo conceitual são mais fácil de compreender, já que não há limitações ou aplicação de tecnologia específica. O diagrama de dados que deve ser construído aqui, chama-se Diagrama de Entidade e Relacionamento, onde deverá ser identificado todas as entidades e os relacionamentos entre elas. Este diagrama é a chave para a compreensão do modelo conceitual de dados.
Modelo lógico
O modelo lógico já leva em conta algumas limitações e implementa recursos como adequação de padrão e nomenclatura. Define as chaves primárias e estrangeiras. Deve ser criado levando em conta os exemplos de modelagem de dados criados no modelo conceitual.
Modelo físico
No modelo físico fazemos a modelagem física do modelo de banco de dados. Levam-se em conta as limitações impostas pelo SGBD escolhido e deve ser criado sempre com base nos exemplos de modelagem de dados produzidos no item anterior, modelo lógico.
Entidade
Uma Entidade pode ser definida como qualquer coisa do mundo real , abstrata ou concreta , na qual se deseja guardar informações. (tabela , arquivo, etc..). Exemplos de entidades : Cliente , Produto , Contrato , Vendas , etc.
Atributo
Um atributo é tudo o que se pode relacionar como propriedade da entidade. (coluna , campo , etc,..). Exemplos de atributos: Código do Produto (Entidade Produto), Nome do Cliente (Entidade Cliente).
Relacionamento
É o tipo de ocorrência existente entre entidades. O símbolo que representa o relacionamento no modelo E-R é um losango com o nome do relacionamento escrito no seu interior, como no exemplo a seguir.
Em um modelo de entidade e relacionamento, nem todas as entidades serão relacionadas, há casos em que não há relacionamento entre entidades, nestes casos consideramos como entidades isoladas.
Tipos de relacionamento
Existem três tipos de relacionamento entre