Modelo atômico
O modelo atômico de Dalton também conhecido como modelo bola de bilhar foi à conclusão da teoria atômica feita por John Dalton, em meio de vários experimentos. Segundo o químico, nas diversas combinações dos átomos, ainda tidos como partículas fundamentais e indivisíveis, estaria a origem da diversidade das substâncias conhecidas. No modelo concebido por Dalton, os átomos seriam minúsculas esferas maciças, homogêneas, indivisíveis e indestrutíveis.
Segundo Dalton:
Átomos de modelos diferentes possuem propriedades diferentes entre si;
Átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável;
Átomo é a menor porção da matéria, e são maciças e indivisíveis;
Nas reações químicas os átomos permanecem inalterados;
O peso total de um composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem.
Thomson
Modelo atômico de Thomson é uma teoria sobre a estrutura atômica proposta por Joseph John Thomson, descobridor do elétron e da relação entre a carga e a massa do elétron, antes do descobrimento do próton ou do nêutron. Neste modelo, o átomo é composto de elétrons embebidos numa sopa de carga positiva, como as passas num pudim. Acreditava-se que os elétrons distribuíam-se uniformemente no átomo. O modelo atômico de Joseph John Thomson teve experimentos, por volta de 1897, na qual foram estudadas descargas elétricas em tubos semelhantes a tubos de água luzes fluorescentes, chamado de tubo de raios catódicos (o mesmo usado em monitores e televisões antigamente), dentro dos quais, havia gases rarefeitos (em baixa pressão).
O modelo de Thomson era conhecido como "modelo do pudim de passas" ou "Pudim de ameixas".
O modelo tinha como hipótese a existência de configurações estáveis para os elétrons ao redor das quais estes oscilariam.
Rutherford
O modelo atômico de Rutherford, também conhecido como modelo planetário do átomo, é um modelo atômico concebido pelo cientista Ernest Rutherford. Para montar sua