politica
Nome do Aluno: Eli Danillo Pereira
Docente: Filomena Maria Mineatto Brondani
Curso: Química
Componente Curricular:
Período: 7
Data: 18/03/2014
1. TÍTULO:
Determinação do teor de ácido acético no vinagre comercial.
2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Análises químicas são muito utilizadas em controles de qualidades que são essenciais uma vez que o comércio exige cada vez mais produtos de qualidade. O principal objetivo desse controle de qualidade é garantir que todo prestador de serviços ofereça sempre a mesma boa qualidade dos produtos para s clientes. Desses produtos com controle de qualidade, destaca-se a dosagem do Ácido Acético ( Vinagre comercial ), que é o objetivo deste relatório.
Existe muitas definições diferentes para análise química. Talvez seja mais favorável defini-la como a aplicação de um processo ou de uma série de processo para identificar ou quantificar uma substância. Quando o analista recebe uma amostra completamente desconhecida, a primeira coisa que deve fazer é estabelecer que substâncias estejam presentes. Uma vez conhecidas as substâncias presentes na amostra, o analista deve, determinar quanto de cada componente está presente. Essa determinação pertencem ao domínio da analise quantitativa,e uma grande variedade de técnicas está à disposição do analista para esse fim (VOGEL, 1992).
A determinação do vinagre é realizada por titulação com uma solução de base forte ( NaOH ), usando fenolftaleina como indicador. A acidez do vinagre comercial corresponde ao teor de ácido acético, que é seu componente mais importante. Durante o processo de acetificação ocorre a oxidação do álcool . Para o consumo o vanagre deve estar em torno de 4% à 6% ( m/v ) de ácido acético.