evolução dos computadores
1623-1662 - Blaise PASCAL inventou uma máquina, a "Pascaline", que utiliza rodas dentadas que permitem realizar a adição e subtração. Com 10 posições (de 0 a 9), cada vez que uma engrenagem passasse da posição 9 em direção à posição 0, a engrenagem a esquerda avançava uma posição. Pascal não foi o primeiro a fabricar essa máquina, mas foi o primeiro a torná-la pública, com alguns exempalres vendidos. 1673 - Gottfried Wilhelm LEIBNIZ (1646-1716), usando uma engrenagem cilindrica dentada concebe uma máquina capaz de executar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Apenas um exemplar foi construido.
Leibiniz tem importância fundamental para a História da Computacão. Precursor da Lógica Matemática (procurando livrar a Lógica das possíveis ambigüidades semânticas, aproximando-se de uma Lógica simbólica), buscou a mecanização dos processos de raciocínio.
No século final do século XVIII, com a associação da máquina à força do vapor, instaura-se o sistema fábril em grande escala aumentando a oferta de mercadorias para o comércio interno e externo. A indústria (ferramentas e máquinas) e a agricultura (técnicas novas aumentando a lucratividade) provocam uma revolução nos transportes (século XIX) com o surgimento das estradas de macadame, construção de estradas, abertura de canais, ferrovia, navio a vapor. Cada vez mais, necessitavam-se de tabelas numéricas, principalmente na navegação.
1822 - Charles Babbage sugeriu que se pudesse computar usando uma máquina a vapor e começou a desenhar a "Máquina Diferencial" com propósitos de cálculos de entradas nas tabelas de navegação. Conseguiu verbas do governo britânico para a pesquisa, mas, ao longo de dez anos, percebeu que essa máquina era capaz apenas de uma operação .
1854 - George Boole descreve o seu sistema de raciocínio lógico e simbólico (base para a programação de