MODELO ADDIE
O modelo ADDIE é o processo tradicionalmente usado por designers instrucionais e desenvolvedores de treinamento. As cinco fases de análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação, representam uma orientação dinâmica, flexível para a construção de uma formação eficaz e ferramentas de apoio à performance, conforme abaixo: Análise: nesta etapa o Designer Instrucional fará o levantamento e análise de requisitos para destacar o perfil do público-alvo de seu material. É importante a identificação de possíveis problemas ou necessidades do projeto, identificando, claramente, as tarefas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem e as questões relacionadas ao desempenho do aprendiz, além de custos possíveis envolvidos no projeto.
Projeto: de acordo com a análise e os seus resultados, será preciso desenvolver estratégias detalhadas de como serão os artefatos finalizados. Neste ponto, são passíveis de utilização ferramentas como Storyboard, Fluxograma e Mapeamento de Processos, dentre outras. Além disto, serão estabelecidos pontos importantes sobre o design de interfaces com o usuário final, sequenciamento do conteúdo, controle de acesso dos recursos.
Desenvolvimento: após definir o perfil e características do aprendiz, as estratégias de desenvolvimento, plano de ação, etc, é necessário colocar em prática tudo isto. Nesta etapa trabalharão os designers gráficos, desenvolvedores de sistemas, desenhistas, web designers, dentre outros especialistas. Nesta etapa também estão envolvidas as equipes de produção de material didático, por exemplo, como o professor conteudista que trabalhará com o designer gráfico, revisores, etc.
Implementação: nesta etapa ocorre a efetiva aplicação de tudo que foi desenvolvido até o momento e previsto pelo Design Instrucional. Geralmente, esta etapa divide-se em publicação e a execução. A publicação envolve as tarefas de carregar (ou realizar o upload) dos materiais no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o