Modelação de sinais analógicos
A onda electromagnética para ser transmitida exige alterações nas suas características, ou seja, tem que ser modulada. A modulação da onde consiste na combinação das características da onda electromagnética com as características do sinal a transmitir. A onde electromagnética modelada é designada por onda portadora cujas propriedades são mais convenientes aos meios de transmissão, sendo que a mensagem a transmitir é designada por sinal modulante. Existem, porém, outras formas, não eléctricas, de comunicações que também compreendem o processo de modelação da onda, como por exemplo a fala. Neste processo o que o ouvido interpreta como fala é, uma onda acústica modulada, semelhante em muitos aspectos, a uma onda eléctrica modulada.
Modulação Analógica
Na modulação analógica ou modulação de onda contínua, a onda portadora é uma onda cosenoidal, e o sinal modulante é um sinal analógico ou contínuo. Neste tipo de modulação o parâmetro modulado é directamente proporcional ao sinal modulante. A modulação é caracterizada por uma translação em frequência, onde o espectro de frequência da mensagem é alterado para uma maior banda de frequências. Para os sinais analógicas as técnicas de modulação mais utilizadas são a modulação em amplitude, a modulação em frequência e a modulação em fase.
Modulação em Amplitude
A modulação em amplitude dá-se, essencialmente, com a multiplicação de um sinal por outro. É o sinal correspondente à informação que altera a amplitude da onda transportadora, sendo que, a envolvente da onda portadora tem a forma idêntica ao do sinal que transporta. Neste tipo de modulação apenas é alterada a amplitude mantendo-se a frequência da onda constante.
[pic]
Modulação em Frequência
Na modulação em frequência é o sinal correspondente à informação que modifica a frequência da onda portadora. A variação da frequência de uma onda