Contabilidade avançada
1- Como serão avaliados os investimentos em coligadas e controladas pelo método da equivalência patrimonial?
Serão avaliados aplicando-se o percentual de participação no capital social sobre o valor do pratrimonio liquido da coligada e da controlada, subtraindo-se os lucros não realizados e liquidos dos efeitos fiscais.
2 – Cite algumas normas sobre demonstrações consolidadas.
Lei 11638/2007; lei 9249/95; lei 6385/76; instrução CVM 247/96.
3 – Na avaliação do investimento, por ocasião da participação, como será desdobrado o custo de aquisição?
Equivalência patrimonial baseada em demonstrações;
Ágio ou deságio na aquisição ou subscrição, representado pela diferença Mara mais e para menos, entre o custo de aquisição do investimento e a equivalência patrimonial, devendo ser contabilizado com indicação do fundamento econômico que o determinou.
4 – Cite os fundamentos econômicos referentes ao lançamento de ágio ou deságio.
Ágio e deságio, decorrente da diferença entre valor de mercado de parte ou de todos os bens do ativo da coligada e controlada e o respectivo valor contábil, devera ser amortizado na proporção em que o ativo for serdo realizado.
Deverá ser amortizado o ágio e deságio decorrente da diferença entre o valor da aquisição do investimento e o valor de mercado dos ativos e passivos da coligada ou controlada.
5 – Cite as normas de avaliação do investimento no balanço da coligada ou controlada pelo valor do patrimônio liquido.
O valor de patrimônio líquido será determinado com base em balanço patrimonial ou balancete de verificação, que deverá ser levantado na mesma data do balanço do contribuinte ou em até 2 meses, no máximo, antes dessa data, com observância da lei comercial, inclusive quanto à dedução das participações nos resultados e da provisão para o imposto de renda. Esse prazo aplica-se aos balanços ou balancetes de verificação das sociedades de que a coligada ou controlada participe, direta