Contabilidade Avançada
Curso de Ciências Contábeis (ênfase em controladoria)
Aluna: Brenda Aleide Vieira Villa Lobos
Disciplina: Contabilidade Avançada
Objetivos do Trabalho
Definir o Método de Custo de Aquisição e Método de Equivalência Patrimonial;
Explicar quando a empresa está obrigada a contabilizar pelo MEP;
Informar a principal diferença entre os dois métodos.
Embasado nas Normas Internacionais de Contabilidade, o Método de Custo de Aquisição é um método de contabilização de um investimento em que o investimento é reconhecido pelo custo. O investidor reconhece o rendimento do investimento apenas até ao ponto em que o investidor receber distribuições de lucros acumulados da investida que resultem após a data da aquisição.
As distribuições recebidas em excesso de tais lucros são consideradas uma recuperação do investimento, sendo reconhecidas como uma redução do custo do investimento.
Já o Método de Equivalência Patrimonial é a alteração do valor contábil das participações societárias de caráter permanente, classificadas como não circulantes, conforme o aumento ou diminuição do PL da investida. Deve ser aplicado nas condições prescritas no art. 248 da Lei nº 6.404/76, caput teve o enunciado alterado pela Lei nº 11.941/09.
Art. 248 da Lei nº 6.404/76:
No balanço patrimonial da companhia, os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum serão avaliados pelo método da equivalência patrimonial, de acordo com as seguintes normas: (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009) I - o valor do patrimônio líquido da coligada ou da controlada será determinado com base em balanço patrimonial ou balancete de verificação levantado, com observância das normas desta Lei, na mesma data, ou até 60 (sessenta) dias, no máximo, antes da data do balanço da companhia; no valor de patrimônio líquido não serão computados os resultados não realizados decorrentes