TRABALHO SAMUEL
São as forças que modelam as grandes formas criadas pelos agentes internos. São representados por dois processos: O intemperismo e a erosão. Também são chamados de forças esculpidoras.
Intemperismo: Conjuntos de processos físicos (temperatura, pressão...), químicos (reações ligadas geralmente à água) e biológicos (seres vivos) que provocam a transformação ou degradação de rochas.
Processos Erosivos
Os processos erosivos se dão em três etapas: A erosão (desgaste), o transporte e a sedimentação (deposição). A erosão é o processo de desagregação e remoção de partículas do solo ou de fragmentos de partículas de rocha, pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo e/ou organismos.
Etapas do processo erosivo:
Ela desenvolve-se em condições de equilíbrio com a formação do solo. Em condições naturais, o ciclo do desgaste erosivo é equilibrado pela renovação e é graças a esse equilíbrio que a vida sobre a Terra é mantida. As contínuas modificações ocorridas na superfície terrestre pelos rios, ventos, geleiras e as enxurradas das chuvas, deslocam, transportam e depositam continuamente partículas do solo, processo este denominado de erosão geológica ou natural. Quando existe uma interferência do homem, os processos erosivos podem se intensificar, causando enormes prejuízos ao meio ambiente, como um manejo inadequado do solo. Uma erosão antrópica pode ser considerada quando sua intensidade é superior a formação do solo, não permitindo a sua recuperação natural. Isso acontece quando não se conhece as propriedades do solo, pois alguns possuem fragilidades a erosão maiores do que outros. Outros fatores como a declividade do terreno e o tipo climático, como os tropicais, acabam tornando a fragilidade a erosão ainda maior.
EROSÃO PLUVIAL (CHUVA)
É uma remoção e transporte dos horizontes superiores do