Modelagem de processos e desenvolvimento software
_____________________________________________________________________________________
PARTE I: MODELAGEM DE PROCESSOS DE UMA EMPRESA DE SOLUÇÕES COMPUTACIONAIS
• INTRODUÇÃO
O projeto consiste em desenvolver um modelo de processos de negócio utilizando duas notações:
- Visão Global: Usa-se a notação Eriksson Penker
- Visão Detalhada: Usa-se a notação BPMN.
No exercício 01 (aula 04) usamos como exemplo o processo de venda no balcão de uma pequena loja. Neste projeto ampliaremos o exemplo, e passaremos a analisar a nossa empresa de soluções computacionais.
• VISÃO DE PROJETO (DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO)
A Visão de Projeto de um negócio pode ser obtida de várias formas: entrevistas, análise de documentos, reuniões, apresentações, entre outras. Como a empresa a ser criada é nossa, o papel dos donos, executivos e gestores é assumido pelo grupo de trabalho que deverá criar a visão de projeto e descrever o negócio da empresa de serviços.
No nosso empreendimento para construir uma empresa de soluções de software temos um fato interessante que terminará por ajudar na construção da mesma. O fato é que todas as empresas que oferecem soluções computacionais podem ser estruturadas seguindo um conjunto de processos similar, pois como todas elas oferecem serviços para construir soluções computacionais, elas deverão seguir algum padrão de projetos de desenvolvimento de software.
Por exemplo, podemos adotar aqui o padrão RUP (Rational Unified Process), que está apresentado na parte III deste trabalho, no anexo 1. De acordo com esse padrão existem cinco grandes atividades em um projeto de desenvolvimento de software:
• Requisitos
• Análise
• Projeto (Desenvolvimento)
• Implementação
• Testes
As empresas de serviços que entregam soluções de TI deverão usar o nome Projeto para a terceira atividade, enquanto que as empresas que desenvolvem software, chamarão essa atividade de