Engenharia de software
Abstract. This paper outlines a case study focusing the software process adopted by the XPTO government-owned corporation and proposes modifications based on the Agile Modeling techniques applied to the Rational Unified Process. This text analyzes the feasibility and resistances to the deployment of some best practices of Agile Modeling that fits into the RUP disciplines carried out by the company.
Resumo. Este artigo descreve um estudo de caso do processo de desenvolvimento de software utilizado pela empresa pública XPTO, assim como sugere alterações, baseadas no RUP e na Modelagem Ágil, neste processo para que a nova dinâmica atenda as necessidades e características da instituição. O presente texto analisa possibilidades e resistências à implantação das melhores práticas da Modelagem Ágil aplicadas às disciplinas do RUP já utilizadas pela empresa.
1. Introdução
O passado mostrou que softwares corporativos desenvolvidos informalmente resultam em um produto final aquém das expectativas iniciais, em termos de confiabilidade, desempenho, qualidade e custo. Para resolver esses problemas, a engenharia de software começou a ser adotada com o objetivo de “desenvolver sistemas de software de alta qualidade dentro de custos adequados” [Sommerville, 2007]. Além disso, deve-se ressaltar que “a engenharia de software não está relacionada apenas com os processos técnicos de desenvolvimento de software, mas também com atividades como o gerenciamento de projeto e o desenvolvimento de ferramentas, métodos e teorias que apóiem a produção de software”.
[Pressman, 2006] nos dá uma visão de engenharia de software em camadas (figura 1). Segundo o autor, a camada de processo é o alicerce da engenharia de software que mantém unidas as camadas de tecnologia e permite o desenvolvimento racional e oportuno. Os processos de software formam a base para o