MODALIDADES DE TREINAMENTO
Treinamento é qualquer procedimento que vise promover e aumentar o aprendizado entre os funcionários de uma empresa, visando – particularmente – à aquisição de habilidades para um exercer as atividades exigidas por um cargo.
Os objetivos de um treinamento são:
(A) Impulsionar a eficiência;
(B) Incrementar e aumentar a produtividade;
(C) Elevar os níveis de qualidade;
(D) Promover a segurança no trabalho;
(E) Diminuir refugos e re-trabalhos.
1) Treinamento Presencial: Trata-se do treinamento realizado com a presença física do instrutor e do treinando, cujo objetivo é qualificar, reciclar, atualizar e/ou aperfeiçoar o desempenho dos treinandos. Pode ocorrer em salas de aula de centros de treinamento, em escolas de formação profissional, em instalações adaptadas nos locais de trabalho, reunindo funcionários de vários órgãos.
As principais vantagens desse Treinamento são:
(A) Proximidade do instrutor e do treinando, favorecendo troca permanente de informações e “feedback”;
(B) Possibilidade de aprofundamento do assunto pela prática da discussão, “ao vivo e a cores”;
(C) Maior interação, decorrente das trocas sociais entre “instrutor / treinando” e “treinando / treinando”, proporcionadas pela proximidade física
2) Treinamento à Distância: É o tipo de treinamento que se caracteriza pela separação física entre o instrutor e o treinando, utilizando meios de comunicação para promover a interação entre ambos e transmitir os conteúdos educativos. A principal vantagem é a remoção das barreiras tempo, espaço e idade pela possibilidade de envolver grande número de pessoas separadas geograficamente, realizando-se a aprendizagem onde, quando e no tempo que o treinando quiser.
3) Treinamento em Serviço (TES): É o treinamento realizado no próprio ambiente de trabalho do funcionário – atual ou futuro – destinado à aquisição de conhecimentos práticos e/ou desenvolvimento de habilidades específicas. Normalmente, esse tipo de treinamento