1) Como se deu o processo de evolução da ginástica como metodologia de treinamento? Qual foi a primeira modalidade de ginástica nas academias na década de 1980?
Breve Historia:
Milenar, a ginástica fez parte da vida do homem pré-histórico enquanto atividade física, pois detinha um papel importante para sua sobrevivência, expresso, principalmente, na necessidade vital de atacar e defender-se. O exercício físico utilitário e sistematizado de forma rudimentar era transmitido de geração a outra e fazia parte dos jogos, rituais e festividades. Mais tarde, na Antiguidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos apareceram nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo e na arte de atirar com o arco, além de figurar nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação militar de maneira geral. Foram os gregos responsáveis pelas primeiras escolas para preparação de atletas. Foi ainda na Grécia Antiga que a ginástica adquiriu seu status de Educação Física, pois esta desempenhava papel fundamental no sistema educativo grego para o equilíbrio harmônico entre as aptidões físicas e intelectuais, em Esparta esse mesmo conceito servia unicamente para o proposito militar. Em Athenas só a partir dos quatorze anos os rapazes praticavam educação física em Roma essa pratica adquiriu-se um novo nome. Na Idade Média, a ginástica perdeu sua importância devido à rejeição do culto ao físico e à beleza do homem, ressurgindo somente na fase renascentista. Por volta do século 18, ela recuperou-se e desenvolveu-se conceituada em duas linhas, como expressão corporal e como exercício militar.
Resposta:
As aulas de Ginástica Coletiva evoluíram a partir da ginástica de manutenção que era praticada nos Estados Unidos nos anos 70. Esta ginástica era frequentada principalmente por senhoras com idades superiores aos 30 anos, que viam nestas atividades a oportunidade de adquirir uma boa condição física, recuperando a firmeza muscular e, muitas vezes, diminuindo o peso corporal.