Modalidade bo
FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA
Relatório de Boccia
O Boccia é uma modalidade desportiva específica, destinada a indivíduos com deficiência motora.
Esta modalidade foi introduzida em Portugal por volta de 1983 com a realização do 1º concurso de desporto para pessoas com paralisia cerebral. Desde então, surgiram algumas tentativas de sensibilizar e divulgar o jogo por todo o país, bem como de o incluir, num nível introdutório, nas aulas de Educação Física. Em 1984 surge como modalidade paralímpica e atualmente é, em Portugal, uma das modalidades com maior número de praticantes com paralisia cerebral, tendo vindo a aumentar um pouco por todo o mundo.
É uma modalidade que pode ser praticada tanto por pessoas com deficiência/incapacidade, como
por
pessoas
sem
qualquer
tipo
de
deficiência/incapacidade, e pode ainda abranger um vasto leque de escalões etários, uma vez que, devido à sua estrutura adapta-se a pessoas que jogam em pé ou sentadas, pois a bola pode ser jogada com as mãos, os pés ou ainda através de um dispositivo denominado “Calha”, concebido para pessoas sem mobilidade nos membros superiores e inferiores (tetraplégicas).
Esta modalidade pode ser jogada individualmente, a pares ou em equipas de três jogadores. É ainda muito utilizada como terapia, no desenvolvimento de diversas competências/habilidades, para pessoas com paralisia cerebral.
Não se trata de uma matéria nuclear no currículo dos alunos, no entanto, é importante dá-la a conhecer aos mesmos, independentemente dos recursos existentes na escola ou das características dos nossos alunos.
Uma vez que a nossa atividade enquanto profissionais de Educação Física tem em conta uma vertente educativa muito grande, há que perceber que numa escola, é importante ter em conta a escassez dos recursos materiais e financeiros e, portanto, torna-se necessário adaptar os recursos disponíveis à modalidade em questão. Neste sentido, é