Gêneros literários
Alunas: Fabiana, Kassiliana, Renata e Thaymara Nºs: 04, 09, 23 e 29
Série/Turma: 1º Ano – CEM
Disciplina: Português
Professora: Larissa
Núcleo Bandeirante/2012
Introdução
A literatura é a arte que se manifesta pela palavra, seja ela falada ou escrita.Quanto a forma, o texto pode apresentar-se em prosa ou verso. Quanto ao conteúdo, a estrutura, e segundo os clássicos, conforme a “maneira de imitação”, podemos enquadrar as obras literárias em três gêneros: * Gênero Lírico; * Gênero Épico e * Gênero Dramático.
Desenvolvimento
Gêneros literários
A literatura começou a existir no Brasil através da colonização européia pelos portugueses. Até então, a literatura portuguesa, formada e influenciada pela literatura greco-romana, seguia a tradição da divisão padronizada dos gêneros literários, a qual se fundamentou nos dias de hoje por meio do filósofo Aristóteles. Esta separação facilita a identificação das características temáticas e estruturais das obras, sejam elas em prosa ou em verso. Logo, quanto ao conteúdo (tema) e à estrutura, podemos enquadrar as obras literárias nos gêneros literários seguintes: * Lírico
O Gênero Lírico nasceu de uma modalidade poética que era, no período medieval, cantada e executada ao som de instrumentos musicais como a lira, daí a origem da expressão ‘lírico’, a qual provém do latim ‘lyricu’.
A partir do momento em que o conteúdo do poema e a música se desligaram, o ritmo foi preservado através da metrificação dos versos, ou seja, do estabelecimento de uma medida para eles, contabilizada pela quantidade de sílabas poéticas.
Neste gênero há um elemento fundamental, sem o qual não se poderiam expressar as emoções mais subjetivas, as condições da alma, os pensamentos, os sentimentos profundos; trata-se do ‘eu - lírico’, uma entidade fictícia perfeitamente distinguível do autor concreto. Ele nada mais é que uma peça-chave do discurso poético. Mas, com