Projeto Arquitetonico
ARQUITETURA E URBANISMO – UNIPAR - PARANAVAÍ
ACADÊMICOS
RA
Pierro Moreno
133771
Queren Gonçalves
135425
Projeto Arquitetônico
III
Docentes:
Prof. Ana Paula Ferreira
Prof. Fernanda Lima Lanziani
A prática esportiva produz uma série de valores no seu contexto:
• Liderança,
• trabalho em equipe,
• respeito às regras
O esporte possui um grande potencial de socializar indivíduos das mais diferentes classes, religiões, gêneros, entre tantas outras diferenças presentes na nossa sociedade. Esporte e sociedade: a construção de valores na prática esportiva em projetos sociais.
O esporte em nossa sociedade se manifesta de diferentes formas e em diferentes espaços. Tubino (1996) classificou-o nas seguintes dimensões:
• esporte-educação,
• esporte-lazer,
• esporte de rendimento
O esporte-lazer é autônomo, livre, sem a obrigatoriedade da participação do indivíduo ou do dever de cumprir metas e títulos. O esporte acontece de forma despretensiosa, com o único intuito de lazer, de prazer pela atividade física, por objetivos próprios, e não postos por outros, como o professor, o treinador ou a torcida. “Desse modo, o esporte não só proporciona formação social e educacional como também contribui para a formação do caráter” (MARQUES, 2003).
O esporte é “uma das formas contemporâneas mais importantes de organização da corporeidade” (Vaz, 1999: 92);
Já há algum tempo, é um “campo” que se tornou um bem cultural produzido e comercializado pelos meios de comunicação, principalmente a televisão – basta exemplificar citando o grande espaço nas grades televisivas destinado às modalidades esportivas (principalmente o futebol).
Esporte e lazer na perspectiva da indústria cultural: aproximações preliminares. Independentemente do tipo de modalidade, seja individual ou coletiva, olímpica ou não, o que se percebe, no decorrer do tempo, é que o esporte vem deixando de ser uma prática, enquanto experiência individual/coletiva, para se tornar numa forma de