Modalidade B2E
Curso: CCTB
Coordenador: Divane Silva
Questão dissertativa para TG de Negócios Eletrônicos
Takahashi (2000) divide o ambiente de Negócios Eletrônicos em sete possíveis aplicações ligando entre si:
• Governo (Government – G)
• Negócios (Business – B)
• Funcionários (Employees – E)
• Consumidores (Consumer – C)
Assim, temos G2G, B2G, G2C, B2C, B2B, B2E e C2C. Podemos observar que governo se liga a governo, negócios e consumidores; negócios se ligam a negócios, governo, consumidores e funcionários; e consumidores se ligam a governo, negócios e consumidores.
Qual o motivo para funcionários (Employees – E) só terem ligação com negócios (Business – B) e não com os outros elementos?
A Modalidade B2E
Para funcionários a única modalidade aplicada á a B2E porque como o próprio nome já diz, se trata de um funcionário, ele apenas se encaixa na modalidade negócios para funcionários porque fora da empresa, em uma outra visão este mesmo funcionário será visto de uma outra forma, como por exemplo: Consumer.
A modalidade B2E foi desenvolvida e está sendo implantada com a finalidade de facilitar a integração da organização com seus colaboradores.
Na organização, o sistema Intranets, como e-commerce intra-corporativo, proporciona resultados muito satisfatórios, serviços exclusivos para os seus clientes-internos (colaboradores).
Funcionários bem treinados e conscientes de seu papel organizacional produzem mais e melhor, ocasionando significativa diferença nos resultados da empresa.
Os colaboradores sintonizados aos negócios da empresa e conscientes da importância de suas funções, sempre estão motivados.
O retorno por parte das empresas é muito rápido. Além de que, esse programa B2E reduz significativamente os custos da empresa.