TRABALHO EM GRUPO TG 1
Aluno(s):
Talita Caraça Pastore
Suelen Santos de Oliveira
RA 1304590
RA 1309327
POLO
ARUJA – SP
2013
Nome: Flavio Martin
Curso: CCTB
Coordenador: Divane Silva
Questão dissertativa para TG de Negócios Eletrônicos
Takahashi (2000) divide o ambiente de Negócios Eletrônicos em sete
Possíveis aplicações ligando entre si:
• Governo (Government – G)
• Negócios (Business – B)
• Funcionários (Employees – E)
• Consumidores (Consumer – C)
Assim, temos G2G, B2G, G2C, B2C, B2B, B2E e C2C. Podemos observar que governo se liga a governo, negócios e consumidores; negócios se ligam a negócios, governo, consumidores e funcionários; e consumidores se ligam a governo, negócios e consumidores.
Qual o motivo para funcionários (Employees – E) só terem ligação com negócios (Business – B) e não com os outros elementos?
O motivo pelo qual os funcionários (Employees – E) só tem ligação com os negócios (Business - B) e não com os outros elementos é porque o B2E é uma modalidade de e-commerce voltado para dentro das organizações, sendo o empregado o foco.
Esse processo tem se concentrado nos colaboradores e abordado várias técnicas on-line que visam a facilitar a interação entre empresas e empregados. Essa técnica também faz com que os funcionários sejam valorizados, aumentando a competitividade da empresa e obtendo retorno rápido dos investimentos que a empresa fizer.
A estratégia B2E aborda os seguintes aspectos:
- Gestão de Competências;
- Processo de Aprendizagem;
- Processo de Recrutamento;
- Gestão de conteúdos;
- Web Sites;
- Gestão de Conhecimento;
- Portais Empresariais.
Apesar dos benefícios que são proporcionados pelo B2E, a implantação deste processo requer grande investimento financeiro, de tempo e mãode-obra. Por tanto, é preciso além de atender as necessidades dos funcionários, enfatizar a produtividade, para que haja o esperado retorno.