Modal
RA: 2300003981
PORTOS E VIAS NAVEGÁVEIS
PORTO DE PELOTAS
Rondonópolis/MT
2015
Emily Arashida Mattozo
RA: 2300003981
PORTOS E VIAS NAVEGÁVEIS
PORTO DE PELOTAS
Pesquisa apresentada para obtenção da nota parcial da disciplina Portos e Vias Navegáveis do curso de Engenharia Civil, pela Faculdade Anhanguera de Rondonópolis.
Prof.: Eldemir Pereira de Oliveira
Rondonópolis/MT
2015
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa refere-se ao Porto de Pelotas, localizado no Rio Grande do Sul.
O Objetivo desta pesquisa é informar tudo sobre o Porto de Pelotas, tal como, a capacidade, divisões, localidade, acesso, custos, principais materiais transportados, melhorias e objetivos.
DESENVOLVIMENTO
O Porto de Pelotas é um porto fluvio-lacustre localizado às margens da lagoa dos Patos, no município de Pelotas, Rio Grande do Sul.
Porto é administrado pela Superintendência de Portos e Hidrovias, órgão do governo estadual, e recebeu a condição de porto alfandegado, ou seja, autorização para operar com comércio exterior, da Receita Federal do Brasil. Considerando sua proximidade com o porto de Rio Grande, é também um porto alimentador.
Exerce importante papel no processo de desenvolvimento econômico da metade sul do estado na geração de trabalho e renda e na diminuição dos custos logísticos para as empresas exportadoras e importadoras da região.
O porto apresenta disponibilidade de armazenagem em áreas públicas ou privadas.
O Porto Público divide-se em duas partes: Cais Comercial e Doca.
O Cais Comercial tem profundidade de projeto de 6 metros, e é onde são realizadas as movimentações de cargas. A figura a seguir apresenta o Cais Comercial do Porto Público de Pelotas.
Trata-se de um cais de gravidade e de peso constituído de caixões de concreto armado com fundação em estacas também de concreto, cravadas em terreno de solo arenoso.
A Doca, por sua vez, consiste de uma dársena com extensão interna de