Artigo Fibra Otica
Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente.
São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro de 2010.
ENERGIA ALTERNATIVA: PROPOSTA
DE UTILIZAÇÃO DE FIBRA ÓPTICA NO
APROVEITAMENTO DA ENERGIA
SOLAR PARA ILUMINAÇÃO DE
AMBIENTES CONFINADOS DE BAIXA
INCIDÊNCIA LUMINOSA
Bárbara Luísa Vieira Araújo (FEAMIG) barbaraluisa_64@hotmail.com Anderson Barbosa Ribas (FEAMIG) andersonbribas@ig.com.br silvio valentino santos (FEAMIG) silviosantos19@yahoo.com.br O objetivo deste trabalho é utilizar a fibra óptica como objeto condutor de iluminação solar em ambientes confinados, com a finalidade de minimizar a utilização de sistemas convencionais de iluminação, embora sendo um trabalho específico noo que se refere à energia alternativa, este estudo já é realizado em alguns países. Os resultados baseados em testes e protótipos indicam a viabilidade do sistema, visto que o investimento com a instalação da fibra óptica será compensado com a redução do consumo de energia dos sistemas convencionais em curto espaço de tempo. O trabalho em questão não visa propor uma solução para problemas na obtenção de energia, mas demonstrar que é possível estabelecer novas tecnologias de menor impacto ambiental.
Palavras-chaves: Fibra óptica, Meio Ambiente, Energia Alternativa
1. Introdução
Analisando a história do homem, constata-se facilmente a grande necessidade de energia para sua sobrevivência e conforto, desde o uso do fogo para se aquecer e preparar seus alimentos até a descoberta da eletricidade que trouxe maior conforto e comodidade ao homem moderno.
Entretanto, toda dificuldade que foi enfrentada para se manter uma lâmpada acessa no início do século passado hoje se converteu em um tremendo esforço para mantê-la em funcionamento devido aos impactos diretos pela geração e indiretos como nos descartes das lâmpadas ao meio ambiente.
A humanidade não consegue mais sobreviver sem o