Modal
Para Bertaglia (2005), é definido como modal de transporte para grandes volumes, com um valor unitário baixo, sem urgência de entrega e terminais fixos, não pode ser utilizado onde se requer coleta e entrega ponto a ponto, devido a sua falta de flexibilidade.
Características do Transportes Ferroviário
Este modal caracteriza-se, especialmente pela sua capacidade de transportar grandes volumes, com elevada eficiência energética, principalmente em caso de deslocamento a média e grande distância. Apresenta, ainda, maior segurança, em relação ao modal rodoviário, com menor índice de acidente e menor incidência de furto e roubo. São cargas do modal ferroviário:
Produtos siderúrgicos; Grãos; Minério de ferro; Cimento e cal; Adubos e fertilizantes; Derivados de petróleo; Calcário; Carvão mineral e clinquer; Contêineres
Segundo ministério dos transportes, o sistema ferroviário nacional é maior da América Latina, em termos de cargas transportadas, atingindo 162,2 bilhões de tku (toneladas quilômetros útil), em 2001.
Vantagens e desvantagens do modal ferroviário.
Vantagens:
Adequado para longas distâncias e grandes quantidades de cargas; Baixo custo de transportes; Menor custo de infra-estrutura que no modal rodoviário.
Desvantagens:
Larguras das bitolas não homogenias; Pouca Flexibilidade no trajeto; Necessidade transbordo para outros modais.
Logística - Modal Ferroviário
Objetivo
Apoiar investimentos em infraestrutura logística e de transportes.
Quem pode solicitar
Sociedades com sede e administração no País e pessoas jurídicas de direito público.
O que pode ser financiado
1. Implantação, expansão, modernização e recuperação de via permanente ferroviária;
2. aquisição ou modernização de equipamentos (inclusive locomotivas e vagões) e sistemas operacionais de movimentação de carga e passageiros; e
3. remediação de