sgbds
Na área da informática, esse conceito é utilizado para que as entradas e saídas de um programa possam ser bem aproveitadas, utilizando-se uma estrutura que organize dados e informações que possam ser facilmente recuperados.
Um banco de dados eletrônico – tecnicamente conhecido como database ou simplesmente “BD” – utiliza conceitos de modelos lógicos, linguagem de consulta estruturada (SQL – Structured Query Language) e arquitetura física de computadores.
Portanto, SGBD´s são aplicativos responsáveis pela administração e gerenciamento de uma ou mais base de dados. O objetivo principal é gerenciar o acesso, manipulação e organização dos dados.
O SGBD oferece uma interface para que os seus usuários possam inserir, editar, excluir ou pesquisar dados.
Controle de redundância dos dados;
Controle de acesso (segurança);
Armazenamento persistente dos dados;
Existência de múltiplas interfaces para os usuários;
Representação de relacionamentos complexos entre os dados;
Manutenção de restrições de integridade;
Recuperação de falhas;
Existem diversas ferramentas no mercado que permitem administrar uma base de dados de acordo com as necessidades de um modelo de negócio. As mais conhecidas são: Microsoft SQL Server, Oracle, DB2, PostgreSQL, MySQL (usado para armazenar os dados deste blog, por exemplo) e o Firebird que é um SGBD multiplataforma, de fácil instalação, seguro, confiável e amplamente usado no Brasil. Além disso, o Firebird é gratuito!