Modal ferroviário
Pesquise sobre as 05 principais Ferrovias Internacionais ou 05 Concessionárias Brasileiras.
Desenvolva uma pesquisa (texto) com as características de cada Ferrovia, localização, capacidade de carga, funcionamento...
Concessionárias Ferroviárias Brasileiras
MRS Logística S.A.
A MRS Logística é uma concessionária que controla, opera e monitora a malha Sudeste da Rede Ferroviária desde 1996, com sede no RJ.
Possui 1.674,1 Km de malha, que interliga os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Atua numa região que concentra 54% do produto interno do Brasil.
As atividades exercidas pela MRS estão no transporte ferroviário de cargas gerais, como minérios, produtos siderúrgicos acabados, cimento, bauxita, produtos agrícolas e conteineres e na logística integrada.
Bitola: 1,60m – 1.632 Km / 1,00- 1,60m - 42 Km
Pontos de Intercâmbio com ferrovias:
FCA – Barão de Agra, Bárbara e Três Lagos (RJ), Engenheiro Lafaiete Bandeira, Barreiro e Miguel Burnier (MG).
EFVM – Ouro Branco (MG).
ALLMP – Jundiaí, Lapa e Perequê (SP).
Supervia – Km 64, Japerí.
Pontos de Interconexões com Portos: Rio de Janeiro e Sepetiba (RJ), Santos (SP).
O objetivo da MRS é alcançar o topo da eficiência operacional, tornando-se a melhor operadora logística ferroviária do país.
Ferrovia Centro Atlântica – FCA
A FCA é uma das mais importantes ferrovias do país, fundada em 1996, com um volume de movimentações consideráveis de cargas conteinerizadas, sendo o Porto de Anápolis o principal terminal abastecedor desse modal.
Possui 7.080 Km de extensão, sendo o principal eixo de conexão entre as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
A área de operação da FCA atravessa mais de 250 municípios brasileiros em sete estados: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Goiás, São Paulo e Distrito Federal.
As atividades exercidas são transporte de variados segmentos, insumos e fertilizantes, combustíveis, siderúrgicos,