modais
O transporte aquaviário ou hidroviário consiste no transporte de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, via um corpo de água, tais como oceanos, mares, lagos, rios ou canais.. O transporte aquático engloba tanto o transporte marítimo, utilizando como via de comunicação os mares abertos, como transporte fluvial, usando os lagos e rios.
Marítimo é aquele realizado por navios em oceano e mares. Pode ser utilizado para todos os tipos de carda e para qualquer parte do globo. É o único meio de transporte que possibilita a remessa de milhares de toneladas ou m³ de qualquer produto só uma vez. Fluvial, usando os lagos e rios. A navegação fluvial no Brasil está numa posição inferior em relação aos outros sistemas de transportes. É considerado o sistema mais barato e limpo, contudo, o de menor participação no transporte de mercadoria no Brasil. Isto ocorre devido a vários fatores. Muitos rios do Brasil são de planalto, por exemplo, apresentando-se encachoeirados, portanto, dificultam a navegação.
Utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. Os navios também são utilizados para efeitos militares, tanto para formação, invasões, bombardeios, transporte de armamento e recursos como por exemplos os porta-avioes.
Engloba todos os tipos de carga como: químicos, combustíveis, alimentos, areia, cereal, minérios e é transportado em caixas, paletes, barris, containers.
Vantagens = permite deslocar cargas de maior tamanho e em maior quantidade com menores custos associados em comparação com o transporte aéreo ou terrestre para deslocamentos inter-continentais. O transporte marítimo é provavelmente o meio de transporte menos poluente por tonelada de mercadoria transportada. Tem a segunda maior acessibilidade somente perdendo pelo dutoviário. O transporte é mais confiável.
Desvantagens = pouca flexibilidade da carga, baixa velocidade de transporte, necessidade