moda sustentavel
Franciele Linéia Gewehr
Jade Garcia Ferrão
Melanie de Lara Quirino
Paula de Medeiros Winter
Tanize Sauthier
INTRODUÇÃO
Sustentabilidade está na moda. Moda, com atitude, pensamento, ação, maneira de estar e de se impor. Integra o simples fato de vestir roupas no dia-a-dia a um contexto maior social, político e sociológico, que expressa os valores da sociedade.
A palavra “moda” vem do latim modus, significando “modo”, “maneira”. Em inglês, “moda” é fashion, derivado da palavra francesa façon, que também significa “modo”, “maneira”. Já a palavra “sustentável” que também vem do latim sustentare, significa “sustentar”, “apoiar”, “conservar”.
Esta pesquisa busca trazer alguns conhecimentos na área do consumo sustentável, o impacto da ação do homem sobre o meio ambiente e a sustentabilidade, relacionando estes fatos com a moda.
Toda a preocupação mundial em relação ao meio ambiente segue em torno da aquisição de um novo estilo de desenvolvimento que deve ser conciliado entre a eficiência econômica, a justiça social e a prudência ecológica. Combinando estes elementos juntamente com o esforço conjunto de todos os cidadãos e consumidores, será possível atingir o bem-estar geral no futuro. Pois, esta idéia de desenvolvimento sustentável no segmento da moda é desafiadora para cada um de nós.
A indústria têxtil vem aderindo a este pensamento, evoluindo, criando novas fibras têxteis que diminuem o impacto ambiental e melhorando processos. Algumas novas fibras vem sendo apresentadas como: fibra de milho, fibra de leite, fibra de soja, fibra de liocel, cânhamo e o algodão orgânico. É importante sinalizar que como o tema sustentabilidade está “na moda” algumas fibras que não são ecologicamente corretas estão sendo lançadas, como é o caso da fibra de bambu, que é uma fibra contestável, já que algumas destas fibras disponíveis no mercado são artificiais. Adiante veremos mais detalhadamente este caso.
O grande desafio é suprir as necessidades da