Pós Graduado
Padrão industrial para comunicação com instrumentos de processos inteligentes.
HART - Highway Addressable Remote Transducer. Criado pela Rosemount na década de 80 e mantido pela Hart Communication Foundation desde 1993.
Há muitos anos o padrão para transmissão da informação de instrumentos de campo tem sido o uso de sinais de corrente entre 4 e 20 mA. A disseminação de instrumentos inteligentes (microprocessados) levou a necessidade de parametrizações e a disponibilidade de informações adicionais.
O protocolo HART permite que a informação principal seja transmitida pelo sinal de 4-20mA e informações adicionais ou parâmetros de configuração e diagnóstico sejam transmitidos digitalmente pela mesma fiação e ao mesmo tempo.
CARACTERÍSTICAS:
Acesso remoto a todos os parâmetros e diagnósticos do instrumento.
Suporte a instrumentos multivariáveis.
Estado do dispositivo ON-LINE.
Compatível com fiação existente para 4-20mA.
Padrão aberto.
Na prática, a comunicação HART é usada para calibração, configuração e diagnóstico de transmissores de variáveis de processo, como pressão,vazão, temperatura, nível e etc.
COMUNICAÇÃO ANALÓGICA 4-20mA
O padrão de comunicação 4-20mA é largamente utilizado com forma de transmitir uma informação do processo para um elemento de controle ou registro.
Apenas uma única informação pode ser transmitida.
A figura mostra um sistema de controle de vazão, formado por um transmissor multivariável de vazão (FT - placa de orifício, sensor de temperatura, pressão diferencial e estática), um controlador e indicador de vazão (FIC) e uma válvula de controle (FV), usando o padrão 4-20mA para a transmissão da informação.
A vazão calculada dentro do transmissor multivariável é enviada ao controlador via um sinal de 4-20mA. O controlador compara este valor com o SETPOINT definido pelo usuário e define qual deve ser a abertura da válvula, também