Moda Egípcia
SINAL DE LUXO:
Os egípcios cuidavam muito bem dos seus cabelos: lavavam-nos, perfumavam, encrespavam e trançavam. Colocavam um cone de cera de mirra sobre a cabeça para que , ao derreter com o calor, perfumasse o corpo inteiro. A peruca foi uma grande moda. No Alto Egito, as perucas eram feitas de cabelos naturais misturados com fibras vegetais e colocados com cera de abelha.
CABELOS CURTOS OU CUMPRIDOS?
Durante o antigo império, os cabelos curtos foram a moda. Mil anos mais tarde, as mulheres passaram a preferir o estilo "deusa", com cabelos longos que cobriam as costas, o pescoço e o peito. Elas encrespavam os cabelos e os decoravam com fitas, jóias e flores. Já as cabeças das crianças eram quase totalmente raspadas, restando apenas uma mecha na têmpora direita.
OS HOMENS:
Os homens barbeavam-se num barbeiro profissional e mantinham os cabelos bem limpos. A cabeça raspada era costume entre os sacerdotes, enquanto a maioria das pessoas usavam cabelos curtos com as orelhas descobertas. Porém, os mais vaidosos usavam um corte em níveis, encrespando levemente os cabelos e cobrindo as orelhas. Nas festas, era comum usar uma peruca de comprimento mérito, com o risco no meio.
UM ITEM BÁSICO:
Uma peça essencial para as mulheres era o vestido comprido de linho, branco e justo, amarrado abaixo dos seios por duas tiras. As mais ousadas escolhiam um tecido transparente, com um decote em V. As mais sofisticadas acrescentavam jóias. Nas noites mais frescas, elas vestiam um pequeno xale de linho sobre os