Moda década de 30
Década de 30 ocorreu à mudança da beleza feminina, a melindrosa era substituída pela mulher de 30 anos e era elegante como Greta Garbo. Com a crise financeira, a quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929, as diferenças sociais começam a atenuar as criações das grandes casas de costura parisienses.
As saias ficaram longas e os cabelos começaram a crescer. O corte enviesado e os decotes profundos nas costas dos vestidos de noite marcaram, o cinema foi o grande referencial de disseminação dos novos costumes e a guerra viria transformar a forma de se vestir e o comportamento de uma época.
ANOS 30
A beleza feminina mudou. A melindrosa era substituída pela mulher de 30 anos e era elegante como Greta Garbo. A mulher voltou a ter seios e as roupas femininas passaram a ser confeccionada com tecidos mais escuros e espessos. As saias desceram até os tornozelos e foram cobertas com casacos compridos com golas de pele.
Com a crescente urbanização, a mulher passa também a trabalhar fora, ter direito a voto. O conforto trazido por eletrodomésticos deixa tempo livre para a mulher e esta começa a freqüentar lugares públicos como restaurantes e cafeteiras (antigos redutos masculinos). Então para celebrar a igualdade entre os sexos a moda feminina adotou elementos masculinos como as ombreiras, os tailleurs (a versão feminina do terno) e até calças. A prática de esportes também passou a ser comum, assim a moda praia nasce e o corpo da mulher passa a ser mais atlético de acordo com o ideal de beleza.
Outra característica da moda é a imitação dos vestidos hollywodianos para a noite assim como a maquiagem das grandes estrelas nasce uma indústria cosmética de massa.
A moda masculina continua sóbria. Depois do "crack" da bolsa os ternos masculinos tornaram-se mais escuros e pesados. As calças eram mais largas e os paletós com ombros mais altos, os sapatos eram pesados com solas grossas de borracha.
O GLAMOUR
As atrizes de Hollywood influenciaram a maneira de