Moda anos 20
1. O que influênciou a moda.
O pós-guerra inaugura um novo estilo de vida, logo após a 1ª guerra mundial, houve várias mudanças na sociedade. Os tempos eram outros, mulheres começaram a ser vistas de ante da sociedade como trabalhadoras, pois deviam sustentar seus filhos; e o número de homens foi reduzido por conta do recrutamento para a guerra. Eram muitas revoluções comportamentais nesse período louco, muitas mulheres podiam fumar em público, fazer esportes, sair para dançar ao som do jazz bands e em muitos países conseguiram conquistar o direito de votar.
As mulheres cada vez mais independentes decidiram abandonar de vez as antigas regras e se tornarem mais ousadas usando vestidos mais abertos e soltos; e para escândalo de muitos veio à revolução das saias mais curtas. Foram condenadas no púlpito (tribuna para pregadores, nos tempos religiosos) na Europa e na América, e o arcebispo de Nápoles chegou a anunciar que o recém-ocorrido terremoto em Amalfi, se devia a ira de Deus contra uma saia que apenas cobria os joelhos.
Alguns países e estados criaram leis que proibiam o uso deste tipo de vestimenta, como em Otah que foi feito um projeto de leis que daria multa e prisão para mulheres que ousassem usar nas ruas “saias de comprimento inferior a oito centímetros a cima dos tornozelos”.
Capítulo 2
Moda Feminina
Antes do início da Primeira Guerra Mundial, a moda já estava sofrendo algumas mudanças significativas. Porém, um evento desta magnitude fez com que mudanças radicais acontecessem na sociedade. (http://www.democraciafashion.com.br)
Os cabelos femininos perdem o volume e ganham cortes curtos, como se estivessem buscando semelhanças com a aparência masculina; os espartilhos saem de cena a silhueta se torna tubular e esguia. Nada mais de cintura marcada e curvas acentuadas. Era o grito de liberdade feminino e quando há alguma referência à cintura, ela se encontra mais abaixo, na altura dos quadris, como um mero adorno.