Gestão ambiental
Curso de Engenharia Elétrica
Disciplina: Gestão Ambiental
Pesquisa de Gestão Ambiental
1) Por que a Revolução Industrial foi um divisor de águas na evolução das relações entre o homem o meio ambiente?
R: Devido aos processos de produção terem sido otimizados, ou seja, produzindo em maior quantidade e velocidade, com isso reduzindo preço e estimulando o consumo. Por conseqüência com o aumento do consumo existe maior necessidade de recursos naturais, que terão como resultado a degradação do meio ambiente para algo que não estava planejado. Também com esse aumento de produção localizada houve a necessidade de se abrir estradas e pavimentá-las para escoar a produção para outros centros consumidores, o que também gerou desmatamentos afetando de forma geral a fauna e a flora.
2) Que temas ocuparam o debate ambiental da primeira metade do século XX? Por quê?
R: Os temas que deram origem aos debates ambientais foram o crescimento desenfreado das explorações naturais, o desbravamento do território, o saneamento rural, a necessidade da educação sanitária e as questões entre interesses econômicos.
3) Por que a conferência de Estocolmo revolucionou as discussões sobre o meio ambiente?
R: A conferência de Estocolmo da data de 1972 surgiu com o objetivo principal de criar uma conscientização por parte do homem com o meio ambiente, possibilitando o crescimento e a necessidade da população presente tendo o menor impacto possível com o meio ambiente. Isso devido à idéia que se tinha que naquele tempo a natureza seria uma fonte inesgotável e a relação com o homem era de certa forma desigual.
4) Qual foi a principal contribuição do Relatório Brundtland?
R: O relatório de Brundtland – OUR COMMON FUTURE – (nosso futuro comum), teve sua principal relevância em tratar do principal interesse da conferência de Estocolmo, ou seja, atender as necessidades da população, ou o desenvolvimento econômico de forma que crie uma