Policarbonato
O policarbonato arquitetônico é produzido numa variedade de formas extrudadas. A folha extrudada é encontrada, em geral, em espessuras de 1mm à 12mm, transparentes, coloridas e opacas com tamanhos de até 2m por 6m, variando conforme o fabricante. Há diversas texturas de superfície.
Laminados de policarbonato planos, resistentes a balas, usando camadas patenteadas à base de silicone, podem ser fabricados com até 33mm de espessura ou mais. Há uma vantagem de peso de até 33% sobre os equivalentes, à base de vidro.
O revestimento da superfície com silicone de polímeros proporciona à folha resistência adicional à abrasão. Isso costumava ser aplicado apenas às versões planas do produto, mas o desenvolvimento da tecnologia de revestimento produziu formas moldadas maleáveis, endurecidas; permitindo que as folhas sejam curvadas ou que formem pregas.
Existem materiais policarbonatos em camadas duplas ou múltiplas, de até quatro ou cinco paredes de espessura, moldados como materiais lineares com células, em larguras padrão, normalmente de 1,25 ou 2,1m (ver figura). Materiais com camada dupla até a espessura de 16mm já estão disponíveis; material com tripla camada pode ser obtido até a espessura de 40mm. As espessuras do material celular dependem simplesmente das decisões dos fabricantes em relação ao mercado e às necessidades de isolamento térmico.
Moldagem
Da mesma forma que o acrílico, a natureza plástica e a resistência do policarbonato, torna-o ideal para ser moldado em quaisquer formas das mais simples às mais complexas - para adaptar-se a padrões requeridos e partilhar da resistência. Tanto a termo-moldagem (a temperaturas de 175 a 200ºC), como a curvatura "a frio" (à temperaturas ambiente) podem ser efetuadas.
A termo-moldagem compreende pré-secagem do material a 120ºC (com variação de mais ou menos 3ºC) em forno quente com ar circulante, por um tempo que depende da espessura do material; até 24 horas para um produto de