Mobiliário pós-moderno
As tendências do Design pós-moderno vão do "revival" ou recuperação de estilos históricos passados e suas misturas ás propostas futuristas. Tanto a arquitetura como a arte continuaram atuando em estreita colaboração com o mundo do Design, mas os designers contemporâneos agora se relacionam também com outras áreas de estudo como a biologia e a biotecnologia, a medicina, a engenharia, os sistemas informáticos e a comunicação de maneira transdisciplinar.
O pós-modernismo foi marcado por uma revolução nos campos da arte e do design, pelo surgimento de novos estilos artísticos, tais como o Pop, o Psicodelismo e o Op.
Pop / Op / Psicodelismo
‘Sacco’ de Pietro Gatti, Cesare Paolini e Franco Teodoro de 1968
O Pop representava a volta da arte figurativa contra o expressionismo abstrato, era irreverente, colorido e divertido, tinha como ideologia o fim do elitismo, do erudito e a reflexão sobre o impacto da popularização das tecnologias de produção em massa. Materiais plásticos como recurso para explorar novas formas, curvas e configurações que antes não eram possíveis.
Foi uma vanguarda popular de êxito, e conseqüentemente, alcançou os objetivos de sua ideologia, os quais procuravam dar fim ao elitismo, redefinindo o vulgar e o refinado, causando mudanças não só no campo da arte e do design, mas também na mentalidade da sociedade da época.
poltronas da série Dijnn de Oliver Morgue, criadas em 1965
Gaetano Pesce desenvolveu em 1969 a linha UP
A vanguarda psicodélica também era jovem , foi inspirada no lúdico e no onírico de uma geração fortemente influenciada pelas drogas, expressava-se no design por meio de cores vibrantes e