Mobilidade Urbana em carapicuíba
Mobilidade urbana: Um estudo da Logística sobre os problemas de mobilidade urbana na cidade de Carapicuíba.
Carapicuíba
2013
Apresentação
A escolha deste tema partiu do incomodo pelo qual todos os cidadãos das regiões metropolitanas enfrentam diariamente. Os problemas de mobilidade urbana estão relacionados ás dificuldades de deslocamentos do cidadão, ao sair de sua residência em direção ao local de trabalho, ou à escola, faculdade, centros comerciais, hospitais, assim como para as empresas de logística transportar e realizar as entregas.
Este problema atinge também a cidade de Carapicuíba, que está localizada na zona oeste, e pertence à região metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo, e foi escolhida como objeto desta pesquisa por ser a cidade que abriga uma das unidades da FATEC, onde é desenvolvido o curso de Tecnologia em Logística. A história da cidade é ligada a dos índios que viviam na Aldeia de Carapicuíba fundada por padre José de Anchieta após sua chegada no Brasil no ano de 1580. Utilizada como rota de passagem e descanso dos Bandeirantes em suas jornadas rumo ao interior do estado. O desenvolvimento da cidade chegou apenas após a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana, por volta do ano 1875, ligando a cidade de Itu á São Paulo, hoje desativada. Carapicuíba teve sua emancipação somente no ano de 1965 desligando de Barueri, por tanto, comemorando 48 anos de emancipação. Conforme o IBGE no censo realizado em 2010 a cidade é composta por 369.584 habitantes.
Optei por este tema pois as dificuldades de locomoção, e o trânsito nas vias públicas de Carapicuíba muitas vezes caótico, incomodam aos cidadãos moradores desta cidade e também daqueles que por algum motivo passam por ela. Apesar dos conhecidos problemas, de transportes públicos precários insuficientes, e caros, das vias públicas em péssima conservação, e saturadas de veículos de todos os tipos, não há providencias visíveis do poder