Consorcio Intermunicipal
Nesta quarta, 11 de dezembro, houve mais uma reunião do Consórcio Intermunicipal – Cioeste. Desta vez, a anfitriã foi a cidade de Jandira do prefeito Gê.
Além dos assuntos de caráter executivo, os prefeitos estão a comemorar a decisão do governador Alckmin de realizar investimentos na região via CCR, concessionária que administra a Rodovia Castello Branco.
Recentemente, o Cioeste apresentou as sugestões ao governo do Estado e Secretarias de Transportes Metropolitanos / Logística e Transportes aceitaram o pedido, criando um Grupo de Trabalho Multidisciplinar para planejar as questões de mobilidade urbana na região. Como resultado, nos primeiros meses de 2014, a Rodovia Castello Branco deve sofrer intervenções que vão do Km 13 até o Km 48.
Para se ter ideia das mudanças, na cidade de Osasco será construída uma nova alça de acesso que vai passar por cima do Rio Tietê e do Complexo Maria Campos. Barueri será contemplada com o alargamento do Trevo do Tamboré, o que vai beneficiar o fluxo de veículos de Carapicuíba. A pista que vai de Tamboré até a Estrada dos Romeiros também será alargada. E a cidade de Pirapora do Bom Jesus terá novo acesso.
Como o Protocolo de Intenções já foi aprovado em cada Câmara Municipal, o Cioeste segue para adquirir personalidade jurídica com a seguinte composição: Presidente – Sergio Ribeiro, prefeito de Carapicuíba; Vice-presidente – Jorge Lapas, prefeito de Osasco e Secretário Executivo – José Rodrigues.
Consórcio Intermunicipal
O Cioeste é o primeiro consórcio intermunicipal a integrar um Grupo de Trabalho com representantes do governo do Estado para buscar soluções conjuntas, envolvendo os municípios membros (Carapicuíba - Sergio Ribeiro; Barueri - Gil Arantes; Jandira - Geraldo Teotônio; Itapevi - Jaci Tadeu; Pirapora do Bom Jesus - Gregório Pontes; Santana de Parnaíba - Elvis Cezar; Cotia - Carlos Camargo e Osasco - Jorge Lapas).
A soma do PIB dessas cidades equivale a