Mobilidade no setor das telecomunicações
Andreia Sofia Cardoso Ferreira
Realizado no âmbito da disciplina de Regulação Económica
Universidade do Minho
2013
Resumo
Caracterização da mobilidade dos consumidores e factores que condicionam o sector das telecomunicações móveis em Portugal como consequência da regulação aplicada no mercado.
Quatro modalidades do sector são estudadas, nomeadamente o STM (Serviço de Telefónico Móvel), o SFT (Serviço Fixo Telefónico), o Serviço de acesso à Internet e Serviço de Pacotes oferecidos pelas entidades.
A entidade reguladora do sector das telecomunicações
Concluiu-se que 70% dos consumidores demonstraram-se inactivos ou passivos em relação ao mercado e com mobilidade bastante reduzida.
Mobilidade do sector das comunicações electrónicas
A mobilidade dos consumidores é afectada por factores como os custos de pesquisa e de comparação e os custos de mudança de operador ou serviço.
Os custos de pesquisa são os custos que os consumidores suportam aquando o processo de comparação das diversas ofertas do mercado. Para termos acesso a esses custos é necessário transparência de mercado, ou seja, ter uma linguagem adequada para todo o público e a forma de apresentação do produto deve ser clara, também a falta de homogeneidade em relação aos preços traduz-se em dificuldades de comparar pois cada produto tem várias variáveis que variam, por exemplo na internet diferem das modulações como o limite de velocidade, os download, entre outros.
Os custos de mudança ocorrem sempre que o consumidor optar por mudar de serviço ou operador. Estes custos apenas se aplicam caso o consumidor tenha uma relação contratual. Podem-se dividir em diversas categorias como os custos: de transacção, contratuais, de natureza psicológica, de incerteza, de aprendizagem, de compatibilidade e associados a ofertas em pacote.
O facto de existirem tantos factores que