mobilidade humana
A partir da criação de uma empresa ferroviária de transporte urbano no estado de alagoas que foi inaugurada em 1984, nasceu a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), o qual foi feito um estudo para a oferta de trens urbanos nos municípios de Maceió, Satuba e Rio Largo.
O sistema de Maceió funciona hoje com 32(trinta e dois) km de extensão, 15 (quinze) estações e transporta em média cerca de 6(seis mil e quinhentos) passageiros/dia. De segunda a sexta-feira, são feitas 16(dezesseis) viagens por dia e 06(seis) viagens aos sábados, não havendo operação no domingo. Não possui terminais de integração. Sua velocidade média é 20,8 (vinte vírgula oito)km/h e o valor da tarifa R$ 0,50(cinqüenta centavos). A operação é realizada com três locomotivas sendo 02(duas) em operação e ficando uma locomotiva de stand by e 10(dez) carros de passageiros a disposição.
O sistema ferroviário atende aos municípios de Maceió, Rio Largo e Satuba, que compreendem 910(novecentos e dez) mil habitantes, porém, apenas 3% (três) da população Maceioense são acolhidas por este modal.
Segundo, Alagoas Estratégias de desenvolvimento, maio 2004, pag. 75 e 76, a empresa de transporte público ferroviário no estado de Alagoas conta com frota ativa de duas locomotivas e dez vagões, com capacidade para 72(setenta e dois) lugares cada um, contendo cinco vagões para cada locomotiva, sendo o número máximo de 20(vinte viagens) viagens ao dia.
Transporte é a denominação dada ao deslocamento de pessoas e de produtos. O deslocamento de pessoas é referido como transporte de passageiros e o de produtos, como transporte de carga. (Antonio e Isaac, 2004, pág.2)
O objetivo desse trabalho é melhorar o transporte publico urbano ferroviário no estado de Alagoas, no modal já existente, visto