Mobiliario e Material Bambu
Alunos: Bruno
Ernani
Fernando
Jozimar
Bambu para Decoração
O bambu é considerado por muitos a matéria-prima deste milênio e é sustentável porque ao invés de desmatar, pode-se plantar e colher bambu.
Material ideal para a decoração sustentável, o bambu proporciona ao ambiente uma decoração elegante, harmônica e com ar natural. O toque de rusticidade é um outro plus para o espaço, que, certamente, ganha em personalidade. Ainda pouco utilizado pelos brasileiros, o bambu permite criar uma variedade de produtos e versatilidade de uso que vão desde utensílios domésticos até sua utilização em pisos, paredes, mobiliário, construções habitacionais e paisagismo. Aliás, na cultura chinesa, a planta ornamental atrai prosperidade, fortuna e ativa a energia. Sem falar que, nas demais funções, o bambu é prático e durável. Há produtos de qualidade no mercado, que recebem tratamentos eficazes que vão se encaixar dentro da necessidade de cada projeto, seja ele paisagístico, de arquitetura ou de design de interiores.
Pontos Positivos de se utilizar o bambu é o custo da obra. Como o bambu é uma planta de fácil cultivo e pouca idade de maturação, cerca de nove anos, a plantação para construção civil é considerada viável para os especialistas.
Praticamente todas as partes de uma casa podem ser feitas de bambu: o chão, os pilares, as paredes, o
telhado, as portas e as janelas. A casa popular de bambu pode ficar até 50% mais barata do que uma construída de
maneira convencional, e ao substituir o ferro ou o tijolo queimado, por exemplo, o bambu possibilitará uma grande
economia de energia despendida na fabricação desses materiais, diminuindo a taxa de energia embutida. Uma vez
que a casa esteja construída, os cuidados são parecidos com os que devem ser tomados com uma casa de madeira
comum, como envernizar a cada três anos por exemplo.
Principal Arquiteto
SIMON VELEZ - Para Simón o