Projetos sustentaveis
Projetar moradias que atendam às necessidades de seus usuários, como: iluminação adequada, conforto térmico e baixo custo não são mais os únicos requisitos que uma moradia deve atender. O setor da construção civil se depara diante um novo desafio: o desenvolvimento de edificações sustentáveis. Isto é introduzir no projeto uma nova dimensão, no que se referem os critérios de seleção de materiais, técnicas construtivas e componentes do projeto, com o objetivo de reduzir seu impacto ao meio ambiente, aperfeiçoando seu desempenho ambiental em termos de consumo energético, aproveitamento de materiais e emissão de resíduo.
O projeto: “Alternativas sustentáveis para aplicação e utilização em edificações residências unifamiliares”, tem por objetivo o estudo e utilização no projeto de materiais que estejam relacionados à redução de custos e do impacto ambiental dos produtos a serem usados.
1. A ENERGIA SOLAR E O AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA
Energia solar: fonte de energia limpa e renovável que não polui, não destrói e nunca se esgota.
Aquecimento solar de água: aproveitamento da energia solar para aquecer a água.
1.1 AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA RESIDENCIAL
Kit composto principalmente por boiler (armazenador térmico) e placas (coletores solares) que são instaladas nas residências para o aquecimento da água. Simplificadamente, as placas captam a energia solar e aquecem a água enquanto o boiler armazena a água aquecida conservando sua temperatura até o momento do consumo.
1.2 INSTALAÇÃO DE AQUECEDORES SOLARES
1 - Placas solares
2 – Boiler
3 - Caixa água fria
4 - Apoio elétrico
5 – Suspiro
6 - Abastecimento das placas
7 - Retorno das placas
8 - Água para consumo
9 - Abastecimento água fria
1.3 PRINCIPAIS ELEMENTOS DE UM AQUECEDOR SOLAR
1 – PLACAS SOLARES - Coletor SOLAREM ›› Normalmente instaladas nos telhados das casas, as placas solares devem ser posicionadas bem orientadas para o