Posicionamento do biscoito o globo e reposicionamento do sorvete itália
O produto que faz tanto sucesso no Rio nasceu em São Paulo. Milton Ponce Fernandes, trabalhava na padaria Globo, No bairro do Ipiranga, quando resolveu usar a receita do biscoito de polvilho da casa para, junto com três irmãos, criar a própria marca.
É um produto que jamais mudou a embalagem, nunca fez nenhum anúncio publicitário, tem um ponto de distribuição e nenhum local de venda definido. Mas é seguindo essa receita que em 2003 os biscoitos completaram 50 anos de êxito no Rio de Janeiro.
Todos os dias a pequena fábrica despeja nas ruas de 10 a 15 mil pacotes de seu único produto. A distribuição é feita por centenas de vendedores ambulantes - nenhum contratado da empresa. Eles compram embalagens com 50 unidades e saem vendendo os saquinhos pelos sinais de trânsito e praias. O slogan é sempre o mesmo: "Biscoito Globo, salgado ou doce".
Hoje o dono Fernandes não quer saber de crescimento: “perderíamos o controle sobre a produção” hoje com 20 funcionários, tem um faturamento acima dos 100 mil mensais.
“A marca é muito forte, e o sistema de vendas é simplesmente perfeito”. Perfeito e simples como um biscoito de polvilho.
Reposicionamento estratégico do “Sorvete Itália”
A marca do Sorvete Itália que ganhou fama pelos sorvetes em copinhos coloridos, vendidos por ambulantes nas praias do Rio de Janeiro, está no mercado a mais de trinta anos. Hoje possui mais de 20 lojas espalhadas pela cidade e uma unidade no Balneário de Búzios. A venda dos sorvetes em copinhos na praia de Ipanema deu tão certo que logo passou a ser comercializado também nas areias do Leblon, Copacabana, São Conrado e Barra da Tijuca. Em 1978, com a entrada do novo sócio, Tannous Alouf, o sorvete Itália ganhou mais força e abriu a fábrica na Estrada da Gávea, na Rocinha, onde teve início a produção dos famosos picolés cremosos de frutas.