Uso de materiais na construção
Andressa Correia de Medeiros²
Kaliane Freire Barboza³
Everlânia Silva4
RESUMO
Na construção civil são utilizados vários tipos de elementos construtivos, e a cada dia novos elementos são introduzidos nas obras. Alguns deles são utilizados em larga escala, como o concreto o aço e a madeira. Contudo existem outros materiais que vem sendo pesquisados e explorados em estruturas pelo mundo, visto que os elementos usuais sofrem um processo de extração para o qual o gasto energético é muito alto ou a degradação do meio ambiente para sua obtenção é muito elevada, surge um pensamento ecológico preocupado com o futuro da construção civil mundial. Com isso surge um novo pensamento sustentável, que se preocupa em como o que fazemos agora nos afetará no futuro (MARÇAL, 2008).
Os métodos construtivos com materiais industrializados produzem ainda enormes quantidades de entulhos, que são difíceis de serem de serem reincorporados, nesse contexto, o bambu surge como uma importante alternativa construtiva, visto que se trata de um material facilmente renovável pela natureza, de crescimento rápido e baixo custo, além de possuir reduzido consumo energético para sua produção e despontar como o maior consumidor de gás carbônico do reino vegetal.
O bambu demonstra-se um material viável para aplicação em estruturas de pequeno, médio e grande porte, apresentando propriedades mecânicas com resistência suficiente para ser usado como material construtivo.
Palavras Chave: Meio ambiente. Bambu.
DESENVOLVIMENTO
O BAMBU
HIDALGO LÓPEZ (1982) define que os bambus, tal como as árvores, acham-se constituídos por uma parte aérea e outra subterrânea. JANSSEN (1988) faz referência que a parte aérea (tronco ou caule das árvores) é denominada de colmo no bambu, sendo normalmente oco. Estes espaços dentro do colmo são denominados cavidades, as quais são separadas uma das outras por diafragmas, que aparecem externamente como nós,