Conserva o dos Bens Materiais
MATERIAIS
ALUNOS
Amanda Moreira
André Wesley
Hannah Costa
Lorena Cássia
Lorena Paula
Lucas Martinho
Paulo Mendes
Rafaela Braganca
Thayanna Medeiros
INTRODUÇÃO
O exercício da construção depende de um fluxo constante de materiais, da atividade de preparação do terreno com sua limpeza, seus cortes e aterros, passando pelas inevitáveis atividades de uso, limpeza e manutenção, pelas evitáveis operações de correção de patologias, até o fim da vida útil do edifício ou de suas partes, onde grandes quantidades de resíduo serão gerados. É importante observar que fluxos de materiais matérias-primas e resíduos estendem-se durante todo o ciclo de vida de uma construção.
FLUXO DE MATERIAIS E O MEIO AMBIENTE
O fluxo dos materiais atual é aberto, com a maior parte dos resíduos sendo acumulados em aterros. O fluxo do futuro é fechado: os resíduos serão as matérias-primas do futuro. A lixiviação de biocidas contidos nas tintas orgânicas e nos tratamentos preservativos da madeira já foi demonstrada. Os materiais de construção contribuem significativamente para as mudanças climáticas – a maioria depende de processos térmicos na sua fabricação e alguns ainda demandam a decomposição do calcário, atividades que liberam CO2. Compostos voláteis oferecem risco aos trabalhadores e usa-se rios e contribuem para as mudanças climáticas.
Não existe material ambientalmente perfeito!
Não existe material que não tenha impacto ambiental ao longo de todo o seu ciclo de vida. Embora alguns impactos associados a certos materiais sejam mais conhecidos, engenheiros e arquitetos ignoram os impactos ambientais do ciclo de vida da maioria dos materiais. Muitos materiais são vendidos como sendo
“ecológicos” e recebem selos somente porque não apresentam determinado impacto ambiental do concorrente sem se discutir quais os impactos reais que possuem.
AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA a ferramenta para o futuro
Os impactos ambientais dos materiais e componentes