Mobiliario e estilo de decoração
Curso: DESIGN DE INTERIORES
Disciplina: Mobiliário
Professor (a): Nancy
Turma:
2º Período
Aluno (a):
Ligações Perigosas
Ligações Perigosas de Chordelos de Laclos, uma obra epistolar, em que o leitor acompanha a narrativa pelas cartas trocadas entre os personagens, dirigido por Stephen Frears. No filme é apresentada a vida cotidiana dos aristocratas franceses em um período que antecede à Revolução.
A trama do filme coloca como pano de fundo a correspondência entre membros da aristocracia e seus pontos centrais são as demonstrações de desejo, ócio, intrigas e infidelidade que pareciam ser os grandes impulsionadores das relações entre os ociosos e frívolos membros da nobreza. No filme, assim como nas pinturas do Rococó, conseguimos perceber o contraste entre a vida dessa aristocracia e seus serviçais, que se apresentam como figuras “invisíveis” e sem relevância.
Ao observarmos os cenários existentes no filme, percebemos as características mais notáveis da Arquitetura Rococó compreendidas na repartição dos ambientes interiores, gerados a fim de valorizar uma postura de vida individualista e caprichosa, e a arquitetura palaciana mostra-se como manifestação máxima dessa intenção.
Podemos perceber, no filme, que a essência da linguagem arquitetônica e de interiores do Rococó visava, ao contrário dos padrões em alto relevo do Barroco, às formas quase planas e às superfícies lisas. Os elementos tornam-se levemente assimétricos em arranjo, efeito obtido com o emprego de objetos tridimensionais, como suportes de parede, castiçais e enfeites de mesa. A utilização de espelhos e das pinturas adicionadas em painéis sobre as portas completam significativamente o conjunto.
Alguns temas da vida da nobreza, que foram retratados em quadros, são intensificados no filme, como por exemplo, a temática do erotismo, hedonismo, ornamentação dos espaços, detalhes das vestimentas e artes dramáticas como a ópera; esta, inclusive serve