História do mobiliário
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO TECNOLÓGICO DE DESIGN DE INTERIORES
EDILSON DIAS
HISTÓRIA DO MOBILIÁRIO
Salvador
2013 IONE JULIANA MORAES
HISTÓRIA DO MOBILIÁRIO Trabalho apresentado à professara Fátima Fontenelle, orientadora da disciplina História do Mobiliário no curso de Design de Interiores da Universidade Salvador, como avaliação do componente curricular.
Salvador
2013
Técnicas de fabricação e decoração
Técnicas de fabricação:
Torno ou Torneado: Sistema de arredondar a madeira em um torno.
União ou Juntas: Siatema de encaiche, onde as peças se conplementam para ficarem fixas, comumente conhecidas como macho- femea.
Madeira vergada: Técnica de arquear a madeira utilizando umidade e alta temperatura para conseguir o efeito arqueado. Quando resfria não volta ao estado anterior.
Terracota:
Faiainça: Peça em argila que após esta pronta, acabada, recebe um banho de esmalte que a impermeabiliza. Esmalte vitrificado.
Engobe: Técnica aplicada em peças de argila. Após a modelagem, durante a secagem, tenge-se uma mistura de argila com água e esta mistura é utilizada para tingir a peça pronta. Após a pintura a peça vai ao fogo. Pintura e peça passam a ser um único objeto.
Porcelana Chinesa: Sistema de produção que mistura argila e caolin, minério, que confere plasticidade e maleabilidade a massa, permitindo assim a fabricação de peças finíssimas.
Técnica de Decoração
Marchetaria: arte decorativa em formato de mosaico, é feita exclusivamente com pedaços de madeira
Entalhe: Técnica de esculpir e escovar madeira.
Douração: Técnica onde após preparada a madeira recebe um banho de ouro. Usada a partir do século XVIII.
Policromia: composição com várias cores.
Papier Maché: Massa feita com papel picado, cola e gesso. -381040005000
Madeira e esmalte jóia, descoberto na tumba de Yuaa e Tuau. Exemplo dos móveis do Egito antigo- Museu do Cairo. Imagem 1Egito
Características gerais da arquitetura: Pé direito alto,