Historia do Mobiliario
ISalone
Quando se fala em design, a referência não poderia ser diferente. Milão é cidade italiana apontada como a capital mundial do design e lança tendências para setores como móveis objetos para a casa e de decoração. Todos os anos, arquitetos, designers de interiores e artistas plásticos saem de todas as partes do mundo em direção à cidade.
Uns para expor suas obras, outros apenas em busca de inspiração ou para adquirir algum item de desejo. O Salão do Móvel de Milão – ISaloni, como é conhecido – é a mais importante feira de design de móveis do mundo, realizada todos os anos no mês de abril.
Este ano o evento acontecerá dos dias 9 a 14. Além do Salão, a Cosmit, empresa à frente do evento, apresenta em 2013 o evento bienal Euroluce, em sua 27ª edição, o Salone Satellite, na 16ª edição, e o Salone Ufficio, também em sua 16ª edição, somando 2.650 expositores. Em sua última edição em 2012, a feira atraiu 2.533 expositores de todo o mundo, com um público total de mais de 300 mil pessoas.
É no Salone Ufficio, onde os esforços estarão concentrados para reverter a situação crítica da acentuada queda nas vendas dos móveis de escritório. A Cosmit convidou o arquiteto francês Jean Nouvel a montar na feira uma instalação de 1.200 m². Laureado com o prêmio Pritzker em 2008 e autor do Instituto do Mundo Árabe, em Paris, e do novo Louvre, em Abu Dhabi, entre outras construções célebres, Nouvel interpretará o tema Project: Office for Living.
Durante o ISalone, toda a metrópole respira design e entra no clima das exposições simultâneas, como a Fuorisalone, onde algumas regiões da cidade como Brera, Lambrate e Tortona apresentam show rooms com grande diversidade de produtos, instalações e exibições. Ainda, a sempre imperdível Trienalle de Milão – museu do design – que apresentará exposições de arquitetura, design, produtos e materiais e a sede da Material Connexion, o maior