História do Mobiliário.
Michel Thonet (1796 – 1871) foi um carpinteiro entalhador que começou a trabalhar em Boppard, Alemanha, em 1819. 20 anos depois, deu início a experiências com madeira laminada, desenvolveu um processo de arquear madeira a vapor e produziu cadeiras inovadoras, em série. Exibiu-as nas exposições de Coblença, de 1841, e de Mainz, de 1842. O sucesso deu origem a um convite para transferir-se para Viena onde se concentrou no desenvolvimento de técnicas de produção em série de mobiliário, incluindo a arqueação a vapor de madeira sólida. Os princípios de padronização (uso de poucas peças idênticas) e da produção em série levaram a optar por uma linguagem de formas simples. Thonet construiu uma grande quantidade de cadeiras com altos padrões estéticos. A produção em série permitiu vender as unidades por preços acessíveis.
Cadeira Thonet, Ref. 17.33. Estrutura em madeira maciça, opção de assento com MDF 3 mm laminado, em palha trama aberta, ou estofado com espuma densidade 33.
Cadeira Atenas, Ref. 17.20. Estrutura em madeira maciça vergada, assento com MDF 3 mm laminado ou estofado com espuma densidade 33.
Cadeira Shopping Empilhado, Ref. 17.26. Estrutura em madeira maciça vergada, assento com MDF 3 mm laminado. Empilhamento máximo: seis cadeiras. A fixação das peças é feita com parafusos fenda Philips e cola PVA.
Pierre Paulim
Nasceu na França (09/07/1927 - 13/06/2009) e foi um dos mais talentosos designers franceses da metade do século XX. Estabeleceu-se como designer industrial e de interiores, tendo criado de automóveis até telefones e embalagens. Porém são seus mobiliários – cadeiras, poltronas e mesas - que o alçaram ao Olimpo dos designers mundiais. Em 1952, suas primeiras criações chamaram a atenção da empresa Thonet através da qual ele descobriu e aperfeiçoou novos materiais – espumas, metais, plásticos e até mesmo couro. Suas produções inovadoras anteciparam revoluções sociais pelo estilo de vida que estimularam. Poltrona Gôndola